A caixa que vira uma história
Objetivo:Promover criações escritas em grupos;Desafiar a rapidez e a criatividade do aluno na inserção de elementos novos numa narrativa já iniciada.
Material: Uma caixa ou saco de lixo escuro.
Vários objetos: óculos, peruca, bonecos, panela, lápis, dado...
Gravador (opcional)
Etapas da atividade:
O professor faz a roda com a caixa no colo, fecha os olhos e retira um objeto;
Começa a contar a história, retira um objeto do saco/caixa e inclui na narrativa, ex: era uma vez, um lápis (objeto retirado) mágico que colocava palavras na boca das pessoas...;
Para a história e entrega a caixa para um aluno, que deve continuar de onde a professora parou, inserindo na história o objeto que tirar da caixa;
A história deve acabar no último aluno da roda.
Ao final, caso o professor tenha gravado, ele pode mostrar para os alunos o registro brincadeira.
Essa atividade pode ser repetida com os alunos, para que eles possam desenvolver o raciocínio. A primeira tentativa geralmente resulta em histórias desconexas, mas com o tempo os alunos passam a ouvir o colega e a desenvolver melhor o raciocínio.
O professor não poderá deixar a linearidade da história se perder.
Meu Personagem
Objetivo: criar, desenvolver e caracterizar um personagem.
Material: Argila, papel, lápis ou caneta, palito de picolé e/ou palito de churrasco (opcional), tinta guache.
Etapas das atividades:
1. Peça aos alunos que fechem os olhos e imaginem um personagem. Você pode fazer algumas perguntas do tipo:
- Ele é grande? Pequeno?
- Ele é do bem ou do mal?
- É humano, bicho, robô ou monstro?
- O que ele faz?
2. Peça aos alunos que abram os olhos e materializem os personagens com a argila.
3. Por fim, peça aos alunos inventem uma história para o personagem. Você pode pedir a eles que inventem uma aventura oralmente ou que escrevam para apresentar posteriormente.
Variações
Após os alunos terem criado os personagens individualmente, você pode pedir a eles que criem uma história em grupo de 4 ou 5 alunos.
O professor(a) poderia montar um livrinho com as aventuras dos personagens.
Material: Argila, papel, lápis ou caneta, palito de picolé e/ou palito de churrasco (opcional), tinta guache.
Etapas das atividades:
1. Peça aos alunos que fechem os olhos e imaginem um personagem. Você pode fazer algumas perguntas do tipo:
- Ele é grande? Pequeno?
- Ele é do bem ou do mal?
- É humano, bicho, robô ou monstro?
- O que ele faz?
2. Peça aos alunos que abram os olhos e materializem os personagens com a argila.
3. Por fim, peça aos alunos inventem uma história para o personagem. Você pode pedir a eles que inventem uma aventura oralmente ou que escrevam para apresentar posteriormente.
Variações
Após os alunos terem criado os personagens individualmente, você pode pedir a eles que criem uma história em grupo de 4 ou 5 alunos.
O professor(a) poderia montar um livrinho com as aventuras dos personagens.
0 comentários:
Postar um comentário
Adoro ler seu comentário!