As árvores da floresta tropical têm aparência e comportamento bem distinto da maioria das árvores do planeta.
Por isso podem florescer, produzir frutos e sementes e eliminar folhas em qualquer época do ano. Estas árvores são chamadas de sempre verdes.
Suas largas folhas são especialmente projetadas para repelir a água da chuva que cai em intervalos constantes.
Dotadas de um revestimento de cera, as folhas possuem uma extremidade pontuda que, como uma calha, permite o escoamento da água e das sementes depositadas em sua superfície, deixando-as sempre limpas e secas.
ANDIROBA
Árvore Andiroba (Carapa guianensis Aubl.)
Árvore alta, frondosa, com pequenas flores brancas, seu tronco pode chegar até 1,20 de diâmetro, e suas sementes fornecem um óleo amarelo.A árvore é característica da região amazônica e dos solos úmidos, sua madeira é muito utilizada em construções por nunca ser atacadas por insetos. A andiroba é utilizada como repelente e é muito comum encontrar velas, não fazem mal à saúde, pois não contém substâncias tóxicas!
BURITI
Árvore Buriti (Mauritia flexuosa L.)
Essa palmeira da espécie Mauritia flexuosa é conhecida popularmente por Buriti que na língua indígena significa ?a árvore que emite líquido" ou "árvore da vida".
Considerada sagrada pelos índios por dela se fazer tudo... a casa, os objetos e a alimentação. Tudo o que é necessário para a sobrevivência.
Tudo se aproveita dessa árvore!Seu fruto serve de alimento, seus troncos na construção de casas, e suas folhas para cobertura de casas e fabricação de cestos.
CACAUEIRO
Cacaueiro (Theobroma cacao)
Encontrada em seu habitat, nas Américas, tanto nas terras baixas, dentro dos bosques escuros e úmidos sob a proteção de grandes árvores, como em florestas menos exuberantes. Do fruto do cacaueiro se extraem sementes que, após sofrerem fermentação, transformam-se em amêndoas, das quais são produzidos o cacau em pó e a manteiga de cacau. Em fase posterior do processamento, obtém-se o chocolate, produto alimentício de alto valor energético. Envolvendo as sementes, encontra-se grande volume de polpa branca e açucarada, com a qual se produzem sucos, refrescos e geléias. Da casca extrai-se a pectina, que após simples processamento mecânico, se transformam em ração animal, ou ainda, por transformações biológicas, pode ser usada como fertilizante orgânico.
CASTANHA DO PARÁ
Castanha do pará (Berthlletia excelsa)
Sendo nativa em florestas, praticamente todas as Castanha do Pará são colhidas de árvores que cresceram selvagelmente situadas em floresta tropical ao longo dos bancos dos rios amazônicos.
As Castanhas crescem dentro de ouriços maciços, duro, marrom escuro semelhante a um coco seco. Cada ouriço contém cerca de 24 castanhas.
Elas podem ser consumidas cruas, tostadas, em sorvetes, em produtos de confeitaria, chocolates, etc.
A amêndoa da castanha-do-pará é considerada uma verdadeira ?carne vegetal?por ser muito rica em gorduras e proteínas.
Palmeira Euterpe (oleracea Mart), é o nome da árvore que produz o açaí.
Algumas curiosidades:
Açaí é uma palmeira do norte do País. É conhecido pelos indígenas como "içá-çai", a fruta que chora. Sendo típico da Amazônia, espalha-se por toda a região, chegando ao Maranhão, Guiana e à Venezuela. As utilidades da planta vão desde do tradicional "vinho do açaí", até cremes, sucos, sorvetes, picolés, licores, mingau (com farinha de tapioca, peixes, banana etc). O caroço pode ser usado para produzir artesanato e adubo orgânico de excelente qualidade.
O açaí é muito rico em antocianina, uma substância que ajuda no combate ao colesterol.
SERINGUEIRA
Seringueira (Hevea brasiliensis)
Seringueira é uma árvore de folhas compostas, flores pequeninas e reunidas em amplas panículas, com fruto em uma grande cápsula com sementes ricas em óleo, cuja madeira é branca e leve, e de cujo látex se fabrica a borracha.
Foi introduzida na Bahia por volta de 1906.
O profissional que retira o látex da seringueira se denomina seringueiro.
Mascar borracha? Isso parece bem estranho, não é mesmo? Mas é o que acontece quando mascamos chiclete, pois ele é feito a partir da borracha, que por sua vez é feita a partir do látex que é extraído do tronco da seringueira.
0 comentários:
Postar um comentário
Adoro ler seu comentário!