Técnicas de alfabetização
São procedimentos de trabalho utilizados em sala de aula para facilitar a aprendizagem.
As técnicas devem variar de acordo com as peculiaridades de cada aluno, cada professor e cada turma.
As técnicas são divididas em dois grupos:
•técnicas de leitura
•técnicas de escrita
Técnicas de Leitura
•Utilização de cartões vazados para a orientação da leitura do aluno(da esquerda para a direita).
•Leituras de textos em conjunto.
•Utilizar jogos de memória, de associação "palavra-figura", dominós e atividades artísticas.
O professor deve utilizar técnicas que orientem o aluno a seguir a direção esquerda-direita. A sala de aula deve conter livros, revistas e cartazespara haver contato da classe com estes símbolos gráficos
Técnicas de Escrita
•A criança deve perceber a forma das letras.
•O professor deve formar, com as partes dos corpos de seus alunos, algumas letras.
•Desenhar a letra em tamanho grande, no quadro-de-giz, para que a criança percorra o traçado com o dedo.
•Ditados-mudos (cartões com uma figura, ao mostrar, as crianças devem escrever o que estão vendo.
Os trabalhos devem sempre ter seu início marcado por um ponto e setas,para servir de direção esquerda-direita.
AS TÉCNICAS DEVEM PROPICIAR UMA APRENDIZAGEM PRAZEROSA.
São procedimentos de trabalho utilizados em sala de aula para facilitar a aprendizagem.
As técnicas devem variar de acordo com as peculiaridades de cada aluno, cada professor e cada turma.
As técnicas são divididas em dois grupos:
•técnicas de leitura
•técnicas de escrita
Técnicas de Leitura
•Utilização de cartões vazados para a orientação da leitura do aluno(da esquerda para a direita).
•Leituras de textos em conjunto.
•Utilizar jogos de memória, de associação "palavra-figura", dominós e atividades artísticas.
O professor deve utilizar técnicas que orientem o aluno a seguir a direção esquerda-direita. A sala de aula deve conter livros, revistas e cartazespara haver contato da classe com estes símbolos gráficos
Técnicas de Escrita
•A criança deve perceber a forma das letras.
•O professor deve formar, com as partes dos corpos de seus alunos, algumas letras.
•Desenhar a letra em tamanho grande, no quadro-de-giz, para que a criança percorra o traçado com o dedo.
•Ditados-mudos (cartões com uma figura, ao mostrar, as crianças devem escrever o que estão vendo.
Os trabalhos devem sempre ter seu início marcado por um ponto e setas,para servir de direção esquerda-direita.
AS TÉCNICAS DEVEM PROPICIAR UMA APRENDIZAGEM PRAZEROSA.
0 comentários:
Postar um comentário
Adoro ler seu comentário!